O Instituto Confúcio da Universidade do Minho, acolhe, mais uma vez, a realização dos

Exames Oficiais de Língua Chinesa

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho acolhe mais uma edição dos Exames Oficiais de Língua Chinesa, quer dizer, o HSK (Hànyŭ Shǔipíng Kǎoshì) e o HSKK (Hànyŭ Shǔipíng Kŏuyŭ Kǎoshì). Estes exames, de proficiência da língua chinesa, organizados oficialmente pelo Hanban (Gabinete Nacional de Divulgação da Língua Chinesa no Mundo, organismo tutelado pelo Ministério da Educação da República Popular da China), destinam-se aos estudantes que aprendem o referido idioma como língua estrangeira, adotam critérios uniformes e os respetivos diplomas são reconhecidos em qualquer parte do mundo.

Os alunos dos cursos de chinês, como é o caso daqueles que frequentam os cursos livres promovidos pelo Instituto Confúcio, o Projeto Ensino de Chinês nas Escolas ou a oferta formativa do Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, designadamente a licenciatura em Línguas e Culturas Orientais e o mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial, são por este meio encorajados a apresentar-se à referida avaliação e, tal como em anos anteriores, a exibir o elevado nível atingido na aprendizagem do chinês.

Como é sabido, existem inúmeras instituições em Portugal e no estrangeiro onde o ensino do chinês é ministrado. Contudo, não só os métodos e práticas de ensino e aprendizagem, como os respetivos resultados, apresentam assinaláveis discrepâncias. Assim, no exercício das suas competências, o Instituto Confúcio da Universidade do Minho não podia deixar de pugnar pela qualidade do ensino do chinês e, nesse sentido, de acolher a realização de uma prova que pretende aferir os resultados de aprendizagem adquiridos pelos alunos, prova essa que não só é promovida pelas autoridades chinesas como reconhecida internacionalmente.

Neste sentido, o Instituto Confúcio da Universidade do Minho irá promover, no próximo dia 16 de maio de 2015, na Universidade do Minho, no Campus de Gualtar, em salas a anunciar no momento oportuno e no horário agora divulgado, a 6.ª edição dos Exames Oficiais de Língua Chinesa. Mais se informa que as referidas provas, HSK e HSKK, estão abertas a todos aqueles que nelas pretendam participar.

Horários dos Exames

HSK I

HSK II

HSK III

HSK IV

09:30– 11:15

HSK V

HSK VI

HSKK básico

HSKK intermédio

HSKK avançado

Instruções:

1. Para se inscrever no exame pretendido deverá aceder ao site www.chinesetest.cn.

2. Quando se inscrever, deverá escolher a instituição onde pretende realizar o exame e, sendo esse o caso, o Instituto Confúcio da Universidade do Minho (米尼奥大学孔子学院).

3. As inscrições estão abertas entre os dias 9 de março e 6 de abril de 2015.

4. Após ter feito a referida inscrição, o candidato deverá proceder ao pagamento dos custos da prova, designadamente na conta do Instituto Confúcio (NIB: 0007.0000.00218772637.23), e enviar o respetivo comprovativo para , com indicação do titular da conta, nome e identificação do nível, impreterivelmente, até ao dia 16 de Abril.

Atenção: O Instituto Confúcio não se responsabiliza por qualquer pagamento feito sem que o mesmo seja acompanhado dos dados solicitados, nos prazos definidos.

Tabela de preços:

Preço

HSK I

HSKII

HSK III

HSK IV

HSK V

HSK VI

HSKK básico

HSKK intermediário

HSKK avançado

Para mais informações, contacte: