O Instituto Confúcio da Universidade do Minho acolhe a 1ª edição dos Exames Oficiais de Língua Chinesa para Crianças e Jovens; o YCT (Youth Chinese Test).

Este exame, organizado oficialmente pelo Hanban (Gabinete Nacional de Divulgação da Língua Chinesa no Mundo), organismo tutelado pelo Ministério da Educação da República Popular da China, destina-se a encorajar os jovens estudantes, que aprendem o referido idioma como língua estrangeira, a optimizar a proficiência do chinês, testando a sua habilidade em usar a dita língua em contexto de rotina diária e atividades escolares.

O Instituto Confúcio proporciona a inscrição no teste escrito, sendo que este se divide em quatro níveis: YCT (nível I), YCT (nível II), YCT (nível III) e YCT (nível IV).

Os alunos que frequentam as escolas básicas inseridas no Projeto “Chinês nas Escolas”, o qual é promovido pelo Instituto Confúcio em 14 escolas dos concelhos do Porto, Braga, Guimarães e Lousada, são por este meio encorajados a apresentar-se à referida avaliação.

Como é sabido, existem inúmeras instituições em Portugal e no estrangeiro onde o ensino do chinês é ministrado. Contudo, não só os métodos e práticas de ensino e aprendizagem, como os respetivos resultados, apresentam assinaláveis discrepâncias. Assim, no exercício das suas competências, o Instituto Confúcio da Universidade do Minho não podia deixar de pugnar pela qualidade do ensino do chinês e, nesse sentido, de acolher a realização de uma prova que pretende aferir os resultados de aprendizagem adquiridos pelos alunos, prova essa que não só é promovida pelas autoridades chinesas como reconhecida internacionalmente.

Neste sentido, o Instituto Confúcio da Universidade do Minho irá promover, no próximo dia 24 de março de 2018, na Universidade do Minho, no Campus de Gualtar, em salas a anunciar no momento oportuno e no horário agora divulgado, a 1ª edição dos Exames Oficiais de Língua Chinesa para Crianças e Jovens. Mais se informa que as referidas provas, YCT, estão abertas a todos aqueles que nelas pretendam participar.

Horários e Preços dos Exames

Nível

YCT (nível I)

YCT (nível II)

YCT (nível III)

YCT (nível IV)

Instruções:

1. Para se inscrever no exame pretendido deverá aceder ao site www.chinesetest.cn.

2. Quando se inscrever, deverá escolher a instituição onde pretende realizar o exame e, sendo esse o caso, o Instituto Confúcio da Universidade do Minho (米尼奥大学孔子学院).

3. As inscrições estão abertas até ao dia 21 de fevereiro de 2018.

4. Aquando a inscrição, deverá, obrigatoriamente, colocar uma fotografia “tipo passe” de fundo branco.

5. Após ter feito a referida inscrição, o candidato deverá proceder ao pagamento dos custos da prova, designadamente na conta do Instituto Confúcio (Novo Banco NIB: 0007.0000.00218772637.23), e enviar o respetivo comprovativo para , com indicação do titular da conta, nome, NIF e identificação do nível, impreterivelmente, até ao dia 22 de fevereiro de 2018.

Atenção: O Instituto Confúcio não se responsabiliza por qualquer pagamento feito sem que o mesmo seja acompanhado dos dados solicitados, nos prazos definidos. Pedimos que tenha em atenção as datas limite apresentadas por nós. Se não receber nenhum e-mail de confirmação de receção do comprovativo de pagamento da nossa parte, por favor reenvie novamente.

Para mais informações, contacte:

Telefone: 253604160

Endereço eletrónico: