Festival das Lanternas 2021

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho celebra o Festival das Lanternas, uma das festividades mais importantes e animadas da China.

A festa será online, em direto na sua página de Facebook, contando com vários momentos variados e muita animação!

Junta-te a nós e ganha prémios!!!

Programa:
- Música tradicional "A dança alienada da serpente dourada 金蛇狂舞", interpretada pelas Professoras do ICUM, Liu Yitong e Zhu Fengping;
- Apresentação "As tradições do Festival das Lanternas";
- Oficina "Aromas e Sabores da China" - Aprende a fazer 汤圆 tangyuan;
- Jogo "Charadas do Festival das Lanternas", em chinês e português - o vencedor ganha um pequeno prémio, relacionado com a cultura chinesa;
- Oficina "Aprende a fazer lanternas chinesas".

Para te inscreveres no jogo, envia mensagem para: confucio@confucio.uminho.pt. Receberás depois todas as regras de participação e possíveis prémios.

O Festival das Lanternas é a celebração que encerra o período das comemorações do Ano Novo Chinês, exatamente no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar.

Um dos principais costumes desta festividade é comer yuanxiao 元宵 e tangyuan 汤圆, pequenos bolinhos redondos feitos de farinha de arroz glutinoso, com variados recheios, dependendo da região da China. Crê-se que a forma redonda do bolinho simboliza a união da família.

As tradicionais lanternas são grandes e coloridas. A sua estrutura era inicialmente feita de bambu e era revestida de papel colorido ou seda. No entanto, atualmente, é mais comum as lanternas serem feitas com uma armação de arame coberta por plástico.

Durante esta festividade, a animação e alegria predominam nas ruas chinesas. De dia, as pessoas reúnem-se para assistirem a performances de rua, como a Dança do Dragão e a Dança do Leão, onde fantoches dançam ao som da música e dos tambores. À noite, as famílias juntam-se para contemplar a lua e assistir a espetáculos pirotécnicos profissionais e amadores.