Para Quem

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho pretende prestar serviços a todo o tipo de entidades, públicas e/ou privadas, dentro dos seus fins estatutários e das suas possibilidades.

Tipos de Públicos e Actividades

  • Escolas / Instituições


O Instituto Confúcio tem recebido vários pedidos de Escolas, Primárias e Secundárias, privadas e públicas, bem como de Instituições, que pretendem desenvolver iniciativas pontuais de sensibilização/divulgação da cultura chinesa, ao que o Instituto Confúcio tem vindo a responder dentro da sua disponibilidade.

Dentro destas iniciativas contam-se actividades como o ritual do chá chinês, a atribuição de nomes em caligrafia chinesa, workshops de papel recortado, consulta do zodíaco chinês, recitais de música chinesa e de poesia clássica chinesa, entre outros.

Todas as iniciativas contam com a colaboração dos alunos da Licenciatura em Línguas e Culturas Orientais e do Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

  • Alunos da Universidade


O Instituto Confúcio da Universidade do Minho promove ao longo do ano lectivo uma série de seminários/conferências abertas ao corpo estudantil da Universidade, nomeadamente nas áreas da economia, filosofia, língua e cultura chinesas.

  • Público em Geral


O Instituto Confúcio oferece anualmente a toda a comunidade académica e público em geral cursos de Língua e Cultura Chinesas. Note-se ainda que todos os seminários abertos aos alunos da Universidade do Minho podem também ser frequentados por pessoas externas à Universidade.