Quem Somos

Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Confúcio, 
Professor Doutor Rui Vieira de Castro

quem somos 2015

Presidente do Conselho de Direção do Instituto Confúcio

Reitor da Universidade do Minho

Licenciado em Ensino de Português-Inglês, na Universidade do Minho, em 1981. 

Mestre em Linguística Portuguesa Histórica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1987. 
Doutor em Educação, na área de conhecimento de Metodologia do Ensino do Português, pela Universidade do Minho, em 1994.
Realizou provas de agregação, também na Universidade do Minho, em 2004.

 Ingressou na Universidade do Minho, como assistente estagiário, em 1983, sendo professor catedrático do Instituto de Educação Minho desde 2005. 

Desenvolveu a sua atividade de ensino sobretudo nas áreas das Literacias e da Educação e Linguagem. Neste âmbito, colaborou com várias universidades portuguesas - Universidade do Algarve, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa e Universidade do Porto - e estrangeiras - Universidade de Cabo Verde, Universidade Nacional Timor Lorosa'e e Universidade Pedagógica de Moçambique.

 Os seus interesses científicos concentram-se nas áreas da Educação e Linguagem, com foco principal nas questões do ensino do português, e das Literacias, com ênfase nos usos de linguagem em contexto de trabalho. Neste âmbito, publicou mais de oitenta trabalhos académicos.

Foi investigador principal de projetos de investigação financiados pela FCT. Dirigiu projetos de educação e desenvolvimento em Timor-Leste, com financiamento da UNICEF, do IPAD e do Ministério da Educação de Timor-Leste. Participou em dois projetos europeus.

Dirigiu, entre 1998 e 2003, a Revista Portuguesa de Educação. 
Presidente da Associação Portuguesa de Linguística. Vogal da Direção da Sociedade Portuguesa de Didática das Línguas e das Literaturas entre 2004 e 2006. 
Coordenou painéis de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento da FCT no domínio das Ciências da Educação.
Colaborou com o Ministério da Educação de Portugal, no contexto de reformas curriculares, da formação de professores e da avaliação educacional. 

 Diretor do Departamento de Metodologias da Educação do Instituto de Educação entre 2003 e 2006.  
Presidente da Unidade de Educação de Adultos, entre 2004 e 2011.
Presidente do Instituto Confúcio, entre 2009 e 2017. 
Vice-Presidente do Conselho Académico da Universidade do Minho, entre 2006 e 2008.
Integrou a Assembleia Estatutária da Universidade do Minho em 2008, tendo sido eleito para o Conselho Geral da Universidade no ano seguinte.
Vice-Reitor da Universidade do Minho, entre 2009 e 2013, com o pelouro do Ensino e da Investigação.  Entre 2013 e 2017 desempenhou as mesmas funções de Vice-Reitor, agora com o pelouro da Educação, tendo cessado funções em janeiro de 2017. Neste mesmo ano, foi eleito para o Conselho Geral da Universidade.

Diretor do Instituto Confúcio, Professor Doutor António Manuel Clemente Lázaro

img 0634 3

Licenciado em História (1984) e Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (1991) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutor em História, ramo de História Moderna, pela Universidade do Minho (2006). Investigador integrado no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho. Investigador associado do Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores. Na qualidade de docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho exerceu as funções de Diretor do 1.º ciclo de estudos em História, de Diretor do Departamento de História e de Coordenador da área de especialização em Ensino de História e Geografia do Mestrado em Formação de Formadores (no âmbito do programa de assessoria científica e pedagógica prestada pela Universidade do Minho ao Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste/Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais de Educação). Igualmente, nessa qualidade, tem assegurado várias unidades curriculares, entre as quais se destaca História da Expansão Portuguesa no Extremo Oriente e Relações entre a Europa e o Extremo Oriente da licenciatura em Línguas e Culturas Orientais oferecidas pelo Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. 

Diretor Chinês do Instituto Confúcio, Professor Doutor Li Chunjiang

dscn4415李春江

Doutorado (2009) em Estudos da Tradução pela Universidade de Nankai, China.
Na qualidade de docente do Departamento de Inglês, do Instituto de Línguas Estrangeiras de Universidade de Nankai, exerceu a função de diretor do mencionado departamento. Igualmente nessa qualidade, destacam-se algumas unidades curriculares: Tradução: Teorias e Práticas, Compreesão do Inglês, Leitura de Inglês - nível intermédio e História da tradução.
Como investigador, distinguiu-se nas áreas da tradução dos clássicos e de Shakespeare, teorias da tradução e tradução tecnológica. 
Publicou ainda vários artigos  e uma monografia relacionados com a tradução de Shakespeare e garantiu a tradução do livro "Fatal Inversion, Qunzhong Press, 2007".
 

 

Técnica Superior do Instituto Confúcio, Mestre Maria Emília de Oliveira Rodrigues Dias

dsc02261

Licenciada em Estudos Orientais e Mestre em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial pela Universidade do Minho, estagiou durante o primeiro semestre do seu 4º ano de licenciatura em Tianjin, China, e durante o segundo semestre no Instituto Confúcio da Universidade do Minho.  Frequentou um Curso de Especialização do método multimédia Great Wall Chinese, em Maio de 2009,  e o Curso de Formação Pedagógica para Professores Estrangeiros de Língua Chinesa,  organizados pelo Instituto Confúcio Central, em Beijing, e pela Universidade Normal da China Oriental, em Shanghai. Actualmente, é a responsável pela coordenação do ensino de Chinês nas Escolas (CLIP, CLIB e Colégio D. Diogo Sousa).

Técnica Superior do Instituto Confúcio, Mestre Bárbara Cláudia Urze de Araújo

e22d37bf3f51f3dff72ad260b149c2f5

Licenciada em Línguas e Culturas Orientais (2009) e Mestre em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial (2011) pela Universidade do Minho, estagiou durante o seu primeiro ano de mestrado em Tianjin, China, e durante o segundo semestre do segundo ano no Instituto Confúcio da Universidade do Minho. Participou no Concurso "Chinese Bridge", onde tendo ficado em segundo lugar, foi à China representar Portugal. Frequentou o Curso de Formação de “Ensino de Chinês Língua Estrangeira” e o Curso em materiais didáticos "Grande Muralha", em Beijing. Frequentou ainda o Curso de Formação de “Materiais Didáticos de Chinês” e no workshop "Medicina Chinesa", organizado pelo Instituto Confúcio da Universidade do Minho, também em 2011. Foi professora de Chinês no Colégio Centro de Educação Integral, em São João da Madeira, Oporto British School, no Porto, e Torre dos Pequeninos, em Santo Tirso. Detentora do certificado de FPIF (Formação Inicial Pedagógica de Formadores), trabalhou como Formadora em várias empresas lecionando Cursos de Chinês . Atualmente, é coordenadora e docente dos Cursos Livres de Língua  Chinesa deste Instituto e secretária do Instituto Confúcio da UM, auxiliando e dando apoio logístico, administrativo e cultural a toda a atividade deste.

Professora do Instituto Confúcio, Mestre Shi Wangxinlei

festa das lanternas 2017 452

Mestre Shi Wangxinlei

Professora do Instituto Confúcio, Mestre He Qi

sem título

Mestre em Literatura Chinesa e Contemporânea pela Universidade Normal da China Ocidental.

Assumiu funções como tradutora executiva e docente. 

É atualmente professora do Instituto Confúcio da Universidade do Minho, responsabilizando-se por várias turmas do Projeto Chinês nas Escolas e dos Cursos Livres de Chinês.

Estagiária do Instituto Confúcio, Mestranda Xu Mingming

徐明铭

Xu Mingming, em julho de 2013 terminou o ensino secundário Hegang, na província de Heilongjiang. Em julho de 2017, licenciou-se em Língua e Literatura Inglesa no Instituto de Línguas Estrangeiras da Universidade de Nankai, em Tianjin. É alegre e dedicada ao seu trabalho.

Estagiária do Instituto Confúcio, Mestranda Peng Bing

img 6233

Peng Bing, a julho de 2012, terminou o ensino secundário em Badong, na província de Hubei. Graduou-se em julho de 2016, na Escola de Cultura e Comunicação da Universidade de Shandong. Desde então, estuda no Instituto da Língua e Cultura Chinesas da Universidade de Nankai, onde frequenta o mestrado de Ensino de Língua Chinesa para Estrangeiros.