Quem Somos

Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Confúcio, Professora Doutora Carla Martins

carla martins

Presidente do Conselho de Direção do Instituto Confúcio

Pró-reitora: Internacionalização do Ensino

Concluiu a licenciatura em Psicologia na Universidade do Porto em 1994, fazendo o mestrado e doutoramento em Psicologia pela Universidade de Reading, no Reino Unido.

É professora auxiliar do Departamento de Psicologia Básica desde 2003 e  investigadora do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), tendo exercido o cargo de vice-presidente da Escola de Psicologia da UMinho entre janeiro de 2013 e setembro de 2014.
 
No seu currículo inclui-se a coordenação e participação em vários projetos científicos financiados, a publicação de algumas dezenas de artigos ou capítulos de livros, a orientação de três dezenas de teses de mestrado e doutoramento e a participação em conferências em vários países.

Diretor do Instituto Confúcio, Professor Doutor António Manuel Clemente Lázaro

img 0634 3

Licenciado em História (1984) e Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (1991) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutor em História, ramo de História Moderna, pela Universidade do Minho (2006). Investigador integrado no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho. Investigador associado do Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores. Na qualidade de docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho exerceu as funções de Diretor do 1.º ciclo de estudos em História, de Diretor do Departamento de História e de Coordenador da área de especialização em Ensino de História e Geografia do Mestrado em Formação de Formadores (no âmbito do programa de assessoria científica e pedagógica prestada pela Universidade do Minho ao Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste/Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais de Educação). Igualmente, nessa qualidade, tem assegurado várias unidades curriculares, entre as quais se destaca História da Expansão Portuguesa no Extremo Oriente e Relações entre a Europa e o Extremo Oriente da licenciatura em Línguas e Culturas Orientais oferecidas pelo Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. 

Diretora Chinesa do Instituto Confúcio, Professora Doutora Zhang Yan

 paj张艳 照片2

Doutorada (2007) pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Nankai, China. Desde então trabalhou na Escola de Língua e Cultura Chinesas da mesma Universidade, inicialmente como Diretora do gabinete de comunicação com os docentes estrangeiros no âmbito da promoção do Programa Exploring China Today. Em 2011 serviu com Vice-Diretora do Centro de Experiência da Cultura Chinesa, ajudando a estabelecer mais de 10 filiais internacionais intituladas International Students Practice Bases, com o objetivo de aumentar o número de salas de aula para alunos estrangeiros. Desenhou vários curricula e atividades culturais, incluindo summer e winter camps para vários grupos de alunos dos Institutos Confúcio. É ainda docente experiente na lecionação de língua chinesa para estrangeiros, bem como sobre cultura, costumes, filosofia, etc. 

Técnica Superior do Instituto Confúcio, Mestre Maria Emília de Oliveira Rodrigues Dias

dsc02261

Licenciada em Estudos Orientais e Mestre em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial pela Universidade do Minho, estagiou durante o primeiro semestre do seu 4º ano de licenciatura em Tianjin, China, e durante o segundo semestre no Instituto Confúcio da Universidade do Minho.  Frequentou um Curso de Especialização do método multimédia Great Wall Chinese, em Maio de 2009,  e o Curso de Formação Pedagógica para Professores Estrangeiros de Língua Chinesa,  organizados pelo Instituto Confúcio Central, em Beijing, e pela Universidade Normal da China Oriental, em Shanghai. Actualmente, é a responsável pela coordenação do ensino de Chinês nas Escolas (CLIP, CLIB e Colégio D. Diogo Sousa).

Colaboradora, Mestre Bárbara Cláudia Urze de Araújo

e22d37bf3f51f3dff72ad260b149c2f5

Licenciada em Línguas e Culturas Orientais (2009) e Mestre em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial (2011) pela Universidade do Minho, estagiou durante o seu primeiro ano de mestrado em Tianjin, China, e durante o segundo semestre do segundo ano no Instituto Confúcio da Universidade do Minho. Participou no Concurso "Chinese Bridge", onde tendo ficado em segundo lugar, foi à China representar Portugal. Frequentou o Curso de Formação de “Ensino de Chinês Língua Estrangeira” e o Curso em materiais didáticos "Grande Muralha", em Beijing. Frequentou ainda o Curso de Formação de “Materiais Didáticos de Chinês” e no workshop "Medicina Chinesa", organizado pelo Instituto Confúcio da Universidade do Minho, também em 2011. Foi professora de Chinês no Colégio Centro de Educação Integral, em São João da Madeira, Oporto British School, no Porto, e Torre dos Pequeninos, em Santo Tirso. Detentora do certificado de FPIF (Formação Inicial Pedagógica de Formadores), trabalhou como Formadora em várias empresas lecionando Cursos de Chinês . Atualmente, é docente do Curso Livre de Língua e Cultura Chinesas deste Instituto e Colaboradora do Instituto Confúcio da UM, auxiliando e dando apoio logístico, administrativo e cultural a toda a atividade deste.

Professora do Instituto Confúcio, Professora Doutora Fang Xianghong

img 0045

Doutorada em Linguística e Linguística Aplicada (2004) pela Shanghai Normal University. Professora Associada da Universidade de Nankai e docente do Mestrado do Instituto de Língua e Culturas Chinesas da mesma Universidade. Tem uma longa experiência no ensino de chinês língua estrangeira. Esteve na Coreia do Sul durante dois anos e no Instituto de Letras na Universidade do Rio Grande do Sul, Brasil, por quatro anos, como docente de chinês para estrageiros. É ainda docente experiente na preparação dos alunos para o exame oficial de chinês, HSK, bem como para a preparação para o Concurso “Chinese Bridge”, apresentações em eventos, tais como, “Dia da China” e eventos culturais. Em 2012 e 2013 foi convidada pelo Instituto Confúcio da UNESP, Brasil, para lecionar no Seminário de “Ensino de Chinês Língua Estrangeira”. Em 2012, recebeu o prémio dos “20 Melhores Professores”, por parte do Instituto Confúcio Central, no âmbito do Concurso de Escrita do  mesmo Instituto.

Professora do Instituto Confúcio, Mestre Liu Shuyi

Shuyi

Mestre em “Ensino de chinês como língua estrangeira” (2010) pela Universidade Normal de Shenyang. Trabalha como professora assistente na Universidade de Nankai, em Tianjin e como professora do Gabinete Nacional de Divulgação da Língua Chinesa no Mundo (Hanban). Durante o ano letivo de 2011/2012 lecionou chinês na Coreia do Sul. Durante os anos letivos de 2012/2014 foi professora de chinês no Colégio Internacional Sul Coreano de Tianjin, desenvolvendo vasta experiência em trabalhar com crianças e preparação de alunos estrangeiros para o Exame Oficial de Chinês (HSK).

Estagiária do Instituto Confúcio, Mestranda Pan Chaochao

12743528 170908456621966 6670543139747311094 n

Mestranda em Educação Internacional Chinesa, pela Universidade de Nankai, investiga maioritariamente os problemas dos alunos estrangeiros na aprendizagem da língua chinesa. Em agosto de 2015, lecionou chinês a alunos participantes no Campo de Férias de Verão, em Xangai. Em fevereiro de 2016, ensinou língua e cultura chinesa a crianças, na Escola Internacional Lotus, em Moscovo. Atualmente é estagiária do Instituto Confúcio da Universidade do Minho, trabalhando como docente do Projeto Ensino de Chinês nas Escolas, em várias escolas do concelho de Braga e como professora dos Cursos Livres do Instituto, garantindo a preparação dos alunos nos níveis I e II do Exame Oficial de Língua Chinesa.

 

 

Estagiária do Instituto Confúcio, Mestranda Zhang Caijuan

img 2578

Mestranda da Universidade de Nankai e detentora do Certificado Oficial de Professora de Língua Chinesa. Preparou, durante um ano, na Universidade de Nankai, alunos estrangeiros para o Exame Oficial de Língua Chinesa. Atualmente é estagiária do Instituto Confúcio da Universidade do Minho, trabalhando como docente do Projeto Ensino de Chinês nas Escolas, em várias escolas do concelho de Braga e Porto e como professora dos Cursos Livres do Instituto.